DE CÁ E DELÁ

Daqui e dali, dos lugares por onde andei ou por onde gostaria de ter andado, dos mares que naveguei, dos versos que fiz, dos amigos que tive, das terras que amei, dos livros que escrevi.
Por onde me perdi, aonde me encontrei... Hei-de falar muito do que me agrada e pouco do que me desgosta.
O meu trabalho, que fui eu quase todo, ficará de fora deste projecto.
Vou tentar colar umas páginas às outras. Serão precárias, como a vida, e nunca hão-de ser livro. Não é esse o destino de tudo o que se escreve.

segunda-feira, 20 de maio de 2013


                     AMÍLCAR CABRAL           

                            XXXVII

                       FÉRIAS EM CABO VERDE


Amílcar Cabral passou férias em Cabo Verde, em 1949. Foi precedido por chuvas abundantes que interromperam a seca de quatro anos que lançara muita gente na miséria e originara outra leva de emigração. O poeta cantou a chuva e os seus benefícios. 

                REGRESSO

Mamãe Velha, venha ouvir comigo
O bater da chuva lá no seu portão.
É um bater de amigo
Que vibra dentro do meu coração

A chuva amiga, Mamãe Velha, a chuva,
Que há tanto tempo não batia assim...
Ouvi dizer que a Cidade-Velha
– a ilha toda –
Em poucos dias já virou jardim...

Dizem que o campo se cobriu de verde
Da cor mais bela porque é a cor da esp’rança
Que a terra, agora, é mesmo Cabo Verde.
– É a tempestade que virou bonança...

Durante as férias, escreveu um artigo a que chamou “Algumas considerações acerca da chuva”. Propunha a intensificação das políticas destinadas a combater a seca “dentro da comunidade do Mundo Português”. Poderá ter abordado o tema de forma prudente, tendo em conta o público-alvo, mas fica a ideia de a sua opção nacionalista não estar ainda amadurecida.
Cabral não foi um iluminado. Falamos de um homem que foi capaz de aprender e de evoluir ao longo da vida. Antes de ser revolucionário, foi reformador. Como seu pai, terá começado por admitir que o progresso económico do arquipélago e a melhoria das condições de vida dos ilhéus seriam possíveis no enquadramento colonial. Essa ideia parece confundir os seus seguidores. Uma parte do que foi escrito sobre as férias de Cabral em Cabo Verde no ano de 1949 deve ser lida sob reserva.
O governador Carlos Roçadas, médico militar, tinha tomado posse algum tempo antes. Fundou o Boletim de Informação e Propaganda de Cabo Verde, em que tanto Juvenal como Amílcar Cabral vieram a colaborar. À exceção do primeiro texto, escrito na cidade da Praia, os artigos de Amílcar foram enviados de Lisboa. Defendia, como outros, que as secas constituíam mais um problema político que meteorológico. Para as combater, sugeria a preparação de um projeto global em que a construção de diques e barragens fosse complementada com a arborização de áreas específicas com espécies selecionadas.
Durante as férias, Amílcar Cabral não se limitou a colaborar na imprensa escrita. Escreveu alguns textos sobre agricultura para a Rádio de Cabo Verde. O terceiro (e último) destes artigos era claramente politizado. Tratava da similitude entre as culturas cabo-verdiana, afro-brasileira e afro-americana, sugerindo que os cabo-verdianos estavam mais chegados a essas comunidades negras que à população do continente português. Era a Negritude a piscar o olho. O programa foi interrompido. 
Cabral terá ainda tentado organizar um curso de alfabetização de adultos. Não terá sido autorizado. De qualquer forma, não o teria podido administrar. O período de férias era curto. Para mais, adoeceu, antes de regressar a Lisboa.

Sem comentários:

Enviar um comentário