DE CÁ E DELÁ

Daqui e dali, dos lugares por onde andei ou por onde gostaria de ter andado, dos mares que naveguei, dos versos que fiz, dos amigos que tive, das terras que amei, dos livros que escrevi.
Por onde me perdi, aonde me encontrei... Hei-de falar muito do que me agrada e pouco do que me desgosta.
O meu trabalho, que fui eu quase todo, ficará de fora deste projecto.
Vou tentar colar umas páginas às outras. Serão precárias, como a vida, e nunca hão-de ser livro. Não é esse o destino de tudo o que se escreve.

sexta-feira, 3 de março de 2017



CARLOS NUNES PINTO

TAMEGÃO




XXI


   “ O milagre não está apenas na cor das flores,
 Está também nas mãos de quem as sabe repartir”


Não era mágico aquele Continente, a magia é que se vestia de negro.
Quando o som do batuque ecoava nas noites quentes era ouvido a quilómetros de distância sempre ritmado pelas vozes das mulheres e com o seu bater de pés no chão. A dança, pouco ou nada mudava – batiam forte com o pé direito na terra dura, raspavam nela o pé esquerdo e depois o direito e nova batida forte.
A letra, durante anos, talvez séculos, repetia-se sempre

Quando batiam:
“Este chão é meu”
Quando raspavam:
“Quero afagar este chão”
Quando voltavam a bater:
“Este chão que sempre foi meu”

Que afinal acabou por ficar sempre deles.
Os brancos nunca deram grande importância à letra.
Só tenho pena que a poeira que foram levantando, durante infindáveis tempos, não os deixe ver agora com toda a sua transparência.
Adormeci muitas vezes ouvindo aqueles sons em cama de branco. Nas intermitências do meu sono revoltava-me ter nascido com a cor errada. O que eu queria era estar lá absorvendo o cheiro do pó que os pés delicados das raparigas, levantavam. Queria estar lá, no meio delas, dando ritmo ao ritmo do batuque com o saltitar dos seus seios, maestria de duas batutas. Nunca o batuque foi capaz de os controlar.
Eu queria ser negro. Tamegão queria ser jovem, ver Luana dançar para ele aquele ritmo que só o corpo dela sabia despejar sobre a sua imaginação.
Deitado na sua tarimba, cansado com só os velhos se sabem cansar, de olhos fechados sem sono, sentia o brilho da Lua em Luana. Imaginava-a partindo-se em vários segmentos do corpo, primeiro os pés, depois a cintura e por fim o busto, de onde pareciam saltar dois seios no acompanhamento perfeito do som do batuque. O que ela cantarolava não sabia, era longa a distância entre os seus corpos, tão longe que as palavras se distorciam, restando apenas um iá, iá, iá, às vezes chorado.
Adormeceu e sonhou que estava sentindo o cheiro de Luana, mirando os seus olhos e que, num impulso, se agarrou a ela cantarolando:
“Se essa chuva não passar
Arrebita, Luana, arrebita,
Não deixa o teu corpo esfriar”
Acordou e viu-se sentado nos paus da sua tarimba.
− Estou a ficar maluco, ou quê? Minha idade já não dá para essas brincadeiras.
Para despertar saiu da cubata, sentou-se no tronco e pegou no livro – logo reparou que ainda era noite – e, encontrando seus botões disse para eles:
“Velho só é velho quando ouve voz de mulher sem se incomodar”.
Depois concluiu:
“Pior não é isso, é quando esse corpo dá voz numa mulher”
Reviveu os anos em que, com os outros rapazes, calcorreou caminhos que a negritude da África não deixava ver, mas que existindo, eram pisados a reboque da melodia que as negras emitiam, espalhando-se na transparência que a noite africana escurecia.
 Já estou melhor, me vou deitar outra vez.
Bebeu água fria da sanga e adormeceu. Pela madrugada acordou mais descansado do que nunca e estranhou não ter sido visitado pelo ciúme de saber que Luana tinha estado toda a noite nos braços, talvez, de outro qualquer.
Acabada a festa Luana regressou a casa – vinha cansada e suada mas parecia feliz.
Passou pela casa de Tamegão
− Bom dia Senhor Tamegão.
− Bom dia Luana, eu lhe vi a dançar toda a noite.
− Eu sabe, respondeu com um sorriso matreiro.
Depois partiu para a sua cubata mantendo o sorriso, agora melhorado para malicioso.
Tamegão, num impulso, gritou:
− Fica comigo Luana.

Luana fingiu não ter ouvido continuando lentamente a caminhada e, uns passos mais à frente, voltou-se graciosa e provocante e ia a dizer qualquer coisa quando reparou que Tamegão estava sereno, olhando o Céu.

Sem comentários:

Enviar um comentário