DE CÁ E DELÁ

Daqui e dali, dos lugares por onde andei ou por onde gostaria de ter andado, dos mares que naveguei, dos versos que fiz, dos amigos que tive, das terras que amei, dos livros que escrevi.
Por onde me perdi, aonde me encontrei... Hei-de falar muito do que me agrada e pouco do que me desgosta.
O meu trabalho, que fui eu quase todo, ficará de fora deste projecto.
Vou tentar colar umas páginas às outras. Serão precárias, como a vida, e nunca hão-de ser livro. Não é esse o destino de tudo o que se escreve.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

                                         
                             AMÍLCAR CABRAL

                                        LIV

 O RECONHECIMENTO INTERNACIONAL





A figura de Amílcar Cabral pode, como outras, ser olhada de pontos de vista diferentes que conduzirão a apreciações desencontradas. Homem do seu tempo, procurou sempre ver mais adiante, nem que fosse com a mirada do sonho. Conhecia, contudo, a realidade da sua terra e da sua época e assentava nelas os seus projetos.
      A 20 de dezembro de 1961, as tropas indianas puseram fim à ocupação portuguesa dos territórios de Goa, Damão e Diu. O Império Colonial Português começava a desmoronar-se.
      No final do ano seguinte, Amílcar Cabral seria recebido pela Comissão das Nações Unidas que tratava da descolonização.
      Com o sucesso da luta armada, os sinais de reconhecimento internacional foram-se multiplicando. O Brasil ofereceu bolsas de estudo a militantes nacionalistas das colónias portuguesas. Leopold Senghor concedeu asilo político aos cabo-verdianos e guineenses exilados. Amílcar Cabral foi nomeado conselheiro técnico do Ministro da Economia Rural da Guiné-Conakry. O engenheiro voltava a estar empregado.
Em relação à política externa, Cabral soube sempre distanciar-se do conflito sino-soviético e manter uma posição de não-alinhamento que lhe permitiu continuar a receber ajudas dos dois lados. Em termos de política interna, foi capaz de conservar o partido relativamente afastado das questões teóricas que dividiam o campo socialista.
      O tempo foi passando. No início de 1972, o PAIGC declarou publicamente que controlava dois terços do território da Guiné-Bissau. No Conselho de Segurança das Nações Unidas, reunido em Adis-Abeba, em fevereiro de 1972, Amílcar Cabral pôde afirmar: «a situação na Guiné é comparável à dum Estado soberano que tem certas partes do seu território nacional ocupadas por forças armadas estrangeiras».
      Numa reunião em Rabat, a Organização da Unidade Africana reconheceu aos movimentos de libertação das colónias portuguesas o estatuto de observadores nas suas reuniões. No mesmo ano, uma comissão da ONU visitou as zonas libertadas da Guiné-Bissau. No regresso, declarou que o PAIGC era o único representante legítimo dos guineenses. Em agosto, uma reunião plenária do Comité Especial para o Colonialismo reiterou essa declaração.
Ainda nesse ano, em outubro, Amílcar Cabral discursou perante a Quarta Comissão da Assembleia Geral da ONU. Solicitou a aceitação dos delegados do PAIGC como membros associados ou observadores em todos os organismos especializados da ONU. Apelou ainda ao «desenvolvimento de uma ajuda concreta destes organismos especializados, sobretudo da UNESCO, da UNICEF, da OMS e da FAO, ao povo guineense».
      Em dezembro de 1972, o secretário-geral do PAIGC Amílcar deslocou-se pela última vez a Moscovo. O objetivo da viagem era conseguir armamento antiaéreo moderno que pudesse atingir os aviões a jato Fiat e dificultar a atuação dos helicópteros da força aérea portuguesa
        Amílcar Cabral foi abatido a tiro por camaradas seus, a 20 de janeiro de 1973. No dia seguinte, os assassinos foram esquartejados. Eram todos guineenses.
        O PAIGC pôs rapidamente de lado as divergências e deu um salto em frente. Os mísseis soviéticos Strela, recentemente introduzidos no combate, puseram rapidamente fim à supremacia aérea portuguesa. Foram lançadas ofensivas decisivas contra as forças coloniais. A vitória da guerrilha estava à vista.

                      

Sem comentários:

Enviar um comentário