DE CÁ E DELÁ

Daqui e dali, dos lugares por onde andei ou por onde gostaria de ter andado, dos mares que naveguei, dos versos que fiz, dos amigos que tive, das terras que amei, dos livros que escrevi.
Por onde me perdi, aonde me encontrei... Hei-de falar muito do que me agrada e pouco do que me desgosta.
O meu trabalho, que fui eu quase todo, ficará de fora deste projecto.
Vou tentar colar umas páginas às outras. Serão precárias, como a vida, e nunca hão-de ser livro. Não é esse o destino de tudo o que se escreve.

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017


CARLOS NUNES PINTO

TAMEGÃO

XVI

   “ Quando a gente põe a Lua dentro do Sol, é o Sol que se apaga “



Há três dias que Luana não aparecia. Tamegão se inquietou.
− Eu precisa ver Luana.
Arrancou resoluto até a casa dela. Percorreu o carreiro que ligava as duas casas. Caminho estreito, porque os negros nunca caminhavam aos pares, um à frente, os outros atrás – resultava sempre e apenas um trilho.
Quando Tamegão chegou, deparou-se com uma surpresa.
− Saparalo, você hoje está em casa? Hoje não trabalhou na estação?
− Não, ontem trabalhou até meia-noite, hoje ficou de folga. Sr. Tamegão, este caminho você nunca fez, não é?
Tamegão arranjou rapidamente uma saída.
− No dia de ontem o Sr. Administrador pediu para fazer recenseamento das pessoas do quimbo.
− É o quê recenseamento?
− A gente tem que dizer as pessoas que cada cubata tem.
− E você vai fazer isso? Você costuma dizer que não faz nada para os brancos!
− Vou fazer, mas vou-lhes fintar.
− Como vai fazer isso?
− Assim: como na tua casa, vou falar que tem Saparalo mais três miúdos.
− E Luana?
− Vai dizer que Luana está na casa do Tamegão.
− Se os brancos descobre?
− Se vai fazer assim: quando a rusga chegar de noite, Luana foge para minha casa e pronto!
Luana, que ouvia tudo de dentro da cubata, pensou: Tamegão sabe muito, quer Luana com ele de noite.
Saparalo falou com Luana:
− Você ouviu Tamegão falar?
− Ouvi, mas eu não concorda.
− Porquê?
− Luana tem medo dos espíritos que visita Tamegão de noite.
− E agora como é que eu vai dizer que não pode enganar os brancos porque você tem medo?
− Não se preocupa, eu logo vai falar com ele.
À tarde, Luana conversou com Tamegão.
− Você quer enganar os brancos ou Saparalo?
      −Eu pode enganar os dois.
− Tamegão, faz favor, não mistura duas coisas no mesmo saco!





Sem comentários:

Enviar um comentário