DE CÁ E DELÁ

Daqui e dali, dos lugares por onde andei ou por onde gostaria de ter andado, dos mares que naveguei, dos versos que fiz, dos amigos que tive, das terras que amei, dos livros que escrevi.
Por onde me perdi, aonde me encontrei... Hei-de falar muito do que me agrada e pouco do que me desgosta.
O meu trabalho, que fui eu quase todo, ficará de fora deste projecto.
Vou tentar colar umas páginas às outras. Serão precárias, como a vida, e nunca hão-de ser livro. Não é esse o destino de tudo o que se escreve.

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

              

                      TAMEGÃO



             CARLOS NUNES PINTO


      Na tristeza da solidão, Tamegão dizia:

 “ É nas sobras do tempo que eu me pergunto e não me respondo. “

                              II


Em miúdo, tive uma dúvida: porque seria que as serras distantes eram azuis quando afinal estavam cobertas de árvores verdes?
Perguntei ao meu pai.
− Este miúdo tem cá cada pergunta!
Perguntei ao professor.
− Blá, blá, blá, ilusão óptica, blá,blá,blá…
A minha safa era o Tamegão.
− Bom dia, Tamegão, quero-te fazer uma pergunta.
− Não sei se sei.
− Porque é que as serras, lá longe, são azuis e as árvores que estão lá são verdes?
Pensou, pensou, mudou de assunto.
− Como se chama o menino?
− Carlitos.
− É bonito, não deixa ficar Carlão.
− Porquê Tamegão?
− Quando o meu pai me chamava Tameguinho todos gostavam de mim. Virei Tamegão. Agora me chamam feiticeiro.
− Mas tu não me respondeste!
− Sabe, vocês tem um Deus que gosta mais do azul. Quando esse Deus fez o Mundo fez mais mar azul que terra verde. Até lá em cima tudo ficou azul. Ainda mais: quando ele manda a chuva, chove menos no mar que na terra, e para a água do mar não acabar, os rios levam as águas para lá. Esse tal de Deus vos fintou! As árvores das serras viram azul porque ele engana os vossos olhos.
Pensei: já está melhor!
− Menino, agora quem vai perguntar sou eu.
− Diz lá.
− Me disseram que as pessoas nunca morrem, viram vida eterna, é verdade?
− É, a gente sobe para o Céu, fica lá ao pé de Jesus, da mãe dele, do pai dele. Até tem uns anjinhos com asas que tocam e cantam coisas bonitas para a gente ficar contente.
− Tem asas?! Assim como as galinhas?
− Não, são mesmo meninos pequeninos.
− Tá bem, agora me diz, como é que os brancos sobem para cima?
− Não é o nosso corpo que sobe, é a alma.
− Os negros também tem essa coisa de alma?
− Têm, todos os homens têm.
− Eu pensava que os negros não tinha porque me mostraram uma fotografia do tal Deus sentado numa mesa a comer com os outros, mais de dez, e não tinha lá nenhum negro. Nem mulher tinha! Mulher também tem alma?

− Às vezes, Tamegão, às vezes...

Sem comentários:

Enviar um comentário