DE CÁ E DELÁ

Daqui e dali, dos lugares por onde andei ou por onde gostaria de ter andado, dos mares que naveguei, dos versos que fiz, dos amigos que tive, das terras que amei, dos livros que escrevi.
Por onde me perdi, aonde me encontrei... Hei-de falar muito do que me agrada e pouco do que me desgosta.
O meu trabalho, que fui eu quase todo, ficará de fora deste projecto.
Vou tentar colar umas páginas às outras. Serão precárias, como a vida, e nunca hão-de ser livro. Não é esse o destino de tudo o que se escreve.

sábado, 28 de janeiro de 2017



TAMEGÃO 


CARLOS NUNES PINTO

IV
                                    

      “ A gente só treme por causa da confiança que não tem “




− O Menino no outro dia me disse que o Mundo parecia uma laranja, mas afinal é muito grande.
− É, Tamegão, é muito grande.
− Me disseram que tem tantas pessoas que já ninguém pode contar.
− Mas quem foi que te falou disso?
− O Menino pergunta muito, não pode ficar assim curioso, sabe porquê?
− Diz lá.
− Quando uma pessoa fica assim, começa a inventar respostas que depois não são iguais à verdade. A gente tem que ouvir, ouvir muito calado, pensar muito e quando a verdade chega a gente já sabe qual é.
− Está bem, mas quem foi que te falou dessa gente toda?
− Foi minhas visitas.
− Tuas visitas?! Eu nunca vi aqui ninguém!
− Só me visitam de noite, o Menino não vê. Eu só ouve as palavras deles.
− O que foi que te contaram mais?
− Me contaram que um Deus fez este Mundo em sete dias, nem descansou de noite.
− Isso é verdade, disse eu.
− Me disseram que ele julgava que sete dias chegavam para fazer tudo, os mares, a terra, os homens, os bichos, tudo, tudo mesmo. Como ele pensava que tinha muito tempo, sabe qual foi a terra que ele fez primeiro?
− Não, não sei.
− Foi África.
− A África porquê?
− Porque fez com calma, bem feitinha, e quando colou a Africa no tal Mundo, gastou muita cola, apertou muito bem. Por isso é que nossa terra nunca treme como as outras terras que, quando tremem, as casas se partem e mata muita gente, tanta gente que ninguém consegue contar os mortos.
− É, são os tremores de terra.
− Ainda tem mais: esse tal Deus alisou bem a África, devagarinho, para não ficar nenhum buraco, por isso aqui não tem aqueles buracos que vomita fogo. Nas outras terras, todas, esses buracos e esse fogo mata muita gente que fica toda queimada, parece cinza.
− Vulcões?
− O nome dessa coisa eu não sabe, só sabe que é na África que essas coisas não há. Deus se enganou no tempo. Se demorava mais dias todos podia dormir descansado, como a gente aqui pode.
− Graças a Deus.

− Graças porquê? Ele se enganou no tempo, podia?!

Sem comentários:

Enviar um comentário