DE CÁ E DELÁ

Daqui e dali, dos lugares por onde andei ou por onde gostaria de ter andado, dos mares que naveguei, dos versos que fiz, dos amigos que tive, das terras que amei, dos livros que escrevi.
Por onde me perdi, aonde me encontrei... Hei-de falar muito do que me agrada e pouco do que me desgosta.
O meu trabalho, que fui eu quase todo, ficará de fora deste projecto.
Vou tentar colar umas páginas às outras. Serão precárias, como a vida, e nunca hão-de ser livro. Não é esse o destino de tudo o que se escreve.

sábado, 29 de maio de 2021

 

                    OS MEUS LIVROS

 

       DIÁRIO DE SALAZAR

 

O terceiro livro que publiquei foi uma biografia escrita em forma de diário.  Conheceu um sucesso editorial retumbante. Tornou-se um best-seller, tendo esgotado 10 edições de mil exemplares. Ajudou a pôr na moda os escritos sobre a vida do velho ditador.

À exceção de dois prémios literários que recebi com componente pecuniária, foi o único dos meus livros que deu lucro. Pagou, a mim e à minha mulher, duas semanas de férias, primeiro na Índia e depois na Birmânia.

 


     Salazar não redigiu um diário, mas deixou muitos escritos. Escolhi uns tantos e fui-os dispondo ao longo destas páginas. Trunquei-os, sempre me pareceu conveniente, e procedi às alterações pontuais necessárias para dar ao trabalho uma certa uniformidade. Tentei não falsear o essencial do conteúdo e procurei o homem escondido atrás das palavras.

  Construí este livro como quem monta um puzzle. Faltando peças, inventei-as. Assinalei em itálico os textos de Oliveira Salazar e as referências colhidas diretamente das fontes bibliográficas indicadas no final.

 

Referências:

O DIÁRIO DE SALAZAR

Parceria A. M. Pereira, 2004.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário