DE CÁ E DELÁ

Daqui e dali, dos lugares por onde andei ou por onde gostaria de ter andado, dos mares que naveguei, dos versos que fiz, dos amigos que tive, das terras que amei, dos livros que escrevi.
Por onde me perdi, aonde me encontrei... Hei-de falar muito do que me agrada e pouco do que me desgosta.
O meu trabalho, que fui eu quase todo, ficará de fora deste projecto.
Vou tentar colar umas páginas às outras. Serão precárias, como a vida, e nunca hão-de ser livro. Não é esse o destino de tudo o que se escreve.

terça-feira, 24 de novembro de 2020

 





CRÓNICAS DA PESTE


(e-book publicado em Kindle/Amazon)

Este livro orbita a pandemia de COVID-19. É a doença que lhe serve de pano de fundo. O coronavírus representa também o ponto de partida para as voltas do enredo. No entanto, os leitores não irão assistir a uma apresentação sistemática de factos. Para tal, bastaria colecionarem recortes de jornais.

O protagonista é um médico velho e aposentado. Fala na primeira pessoa e procura contrapor aos números crus de infetados e mortos de cada país referido as impressões recolhidas pessoalmente em visitas anteriores. A intenção é lembrar as terras como eram antes desta nova peste e como voltarão a ser, depois de ela abalar. Muitos dos episódios relatados foram felizes. Uns tantos chegaram a ser caricatos.

A solidão a que o confinamento obrigou fez lembrar mais vezes os amigos. O autor deu-lhes entrada nas páginas do livro.

Fechado em casa, sem entretenimentos para além da televisão e da escrita, o velho médico foi recordando peripécias da sua vida clínica e acrescentou-as ao texto.

O livro segue uma orientação cronológica com muitas interrupções. Os mergulhos num passado que chega a ser distante acontecem amiúde.

Ao escrever numa época difícil, o doutor Álvaro Folgado imaginou que um dia haveria um número considerável de pessoas a folhear as páginas do seu livro, ou a segui-lo num dispositivo eletrónico. Isso quereria dizer que o mundo sobrevivera à pandemia e que as edições livreiras haviam retomado o seu vigor, num ou noutro suporte.

 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário