DE CÁ E DELÁ

Daqui e dali, dos lugares por onde andei ou por onde gostaria de ter andado, dos mares que naveguei, dos versos que fiz, dos amigos que tive, das terras que amei, dos livros que escrevi.
Por onde me perdi, aonde me encontrei... Hei-de falar muito do que me agrada e pouco do que me desgosta.
O meu trabalho, que fui eu quase todo, ficará de fora deste projecto.
Vou tentar colar umas páginas às outras. Serão precárias, como a vida, e nunca hão-de ser livro. Não é esse o destino de tudo o que se escreve.

sábado, 14 de dezembro de 2019




PRÉMIO MANUEL TEIXEIRA GOMES

Transcrevo a notícia de Sul Informação, datada de 9/12/2019



A novela “O Diário de Antero Maleano”, de António Trabulo, venceu a edição deste ano do Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes, que foi entregue quinta-feira, dia 12 de dezembro, numa cerimónia inserida nas Comemorações Oficiais do Dia da Cidade e marcada para a Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, a partir das 21h00.
O júri da edição 2019 decidiu, por consenso, atribuir o Prémio a este romance que acompanha a vida de um matador solitário, que espera pela próxima encomenda: a que indicará uma nova vítima, a mando de uma organização representada por um tal Demócrito.
Na cidade de Setúbal, Antero recorda um percurso cheio de peripécias em geografias tão diversas como os Balcãs, a América do Sul ou os Estados Unidos. Isto enquanto nos revela um dia-a-dia de tédio e de poucos contactos no espaço limitado do bairro onde tem um apartamento e de onde raramente se afasta
Segundo o júri, «o registo diarístico coloca-nos perante uma escrita simples, objetiva e muito segura, marcada quase sempre pelo inesperado. O amor, a solidão, os traumas, a esperança, o desejo, a amizade, a indiferença, tudo isto está neste diário criado por António Trabulo. Talvez o maior espanto, ao lê-lo, venha da forma seca como os factos nos são apresentados, criando no leitor a sensação de falta de futuro, que é o que parece acontecer com o próprio Antero e com as personagens que surgem à sua volta.»



António Trabulo nasceu em Almendra (Foz Coa), em 1943. Fez os ensinos primário e secundário em Sá da Bandeira (atual Lubango), Angola. Estudou em Coimbra e cumpriu o serviço militar no navio hospital Gil Eannes. Médico aposentado, foi Chefe do Serviço de Neurocirurgia do Hospital dos Capuchos, em Lisboa. É presidente da Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos. Publicou romances, novelas, contos, biografias e ensaios.
O Prémio Literário Manuel Teixeira Gomes destina-se a todos os autores nacionais, a cidadãos de países de língua oficial portuguesa, cidadãos comunitários e, ainda, a demais cidadãos estrangeiros com situação regularizada de permanência em Portugal.
Para além de constituir uma justa homenagem ao respetivo patrono, cuja vida e obra se encontram intimamente ligados a Portimão, ao Rio Arade e ao próprio Algarve, consubstancia iniciativa de especial relevância no âmbito da literatura nacional.


1 comentário: