DE CÁ E DELÁ

Daqui e dali, dos lugares por onde andei ou por onde gostaria de ter andado, dos mares que naveguei, dos versos que fiz, dos amigos que tive, das terras que amei, dos livros que escrevi.
Por onde me perdi, aonde me encontrei... Hei-de falar muito do que me agrada e pouco do que me desgosta.
O meu trabalho, que fui eu quase todo, ficará de fora deste projecto.
Vou tentar colar umas páginas às outras. Serão precárias, como a vida, e nunca hão-de ser livro. Não é esse o destino de tudo o que se escreve.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019




     A MINHA OBRA LITERÁRIA


Gostei sempre de ler e de escrever.
Publiquei, em 1953, o meu primeiro conto, no jornal diário “ABC”, de Luanda. Contava dez anos de idade.


Seis anos depois, publiquei o primeiro poema na revista “Padrão”, do Liceu Diogo Cão, em Sá da Bandeira.
Sou médico desde 1967. A minha atividade profissional impôs limites à tentação literária, sem nunca a extinguir. O meu segundo conto foi publicado no Porto, no “Jornal de Notícias”, creio que em 1983.



Perto da idade da reforma, passei a escrever e a publicar com alguma regularidade. Deixo aqui a lista do que fui escrevendo.

             LIVROS E DISTINÇÕES


                   PUBLICADOS






Mulemba, Contos de África. Europress, 2003.

No tempo do Caparandanda  (seleção e revisão 

de contos tradicionais angolanos). Europress, 2004.
  
Também publicado “on line” em Amazon/

/Kindle, 2018, como "Contos angolanos".













O diário de Salazar (Biografia sob a forma
de diário) Parceria A.M. Pereira, 2004.
Eu, Camilo (Biografia sob a forma de diário). 
Parceria A.M. Pereira,2006











Os Colonos (romance). Esfera do Caos, 2007.
Também publicado em Leya "on line", em 2013.
A última Profecia (romance). Esfera do Caos, 2007.
Também publicado "on line" em Kindle/Amazon,
em 2018.   
   










Retornados (romance). Editorial Cristo Negro, 2009. 
Prémio Fialho de Almeida (SOPEAM) 2009.
1910 (romance). Editorial Cristo Negro, 2009.











Lubango (romance). Editorial Cristo Negro, 2010.
República, Luz e Sombra (romance). Parceria 
A. M. Pereira, 2010.










O túmulo de Camões (romance). Fronteira do 
Caos, 2012.
Guerra da Guiné (ensaio). Editorial Cristo Negro, 
2014.









Ofício de contar (conjunto de contos). DLC da Universidade de Aveiro, 2014. 
Prémio Aldónio Gomes. 
Bocage no oriente. LASA, 2014. Prémio de ensaio 
LASA.












O Geronte dos Mares e outras histórias. Editorial
Cristo Negro, 2014. Inclui a novela Geronte dos Mares,
menção  honrosa (2º lugar) no Prémio Lions 2014.
Gil Eannes (San Jones). Fundação Gil Eannes, 
2019. Menção honrosa (2º lugar), no Prémio João 
Gaspar Simões 2016/2017.



O diário de Antero Maleano. Câmara Municipal de 
Portimão, 2019. Prémio Manuel Teixeira Gomes.
  

O homem do sobretudo cinzento foi publicado apenas on line   (Kindle, Amazon,) 2019.                                                                               
O conto A lagartixa (1ª menção honrosa, IV prémio literário Cidade Poesia (Bragança Paulista), 2014, foi incluído numa antologia.

                           POR PUBLICAR
O dia em que Deus começou a desmontar o mundoÉ o meu livro mais premiado. Recebeu, em 1917, sob a forma de conjunto de contos, uma
menção honrosa da União Brasileira de escritores (UBE RJ). No mesmo ano,  apresentado como conto independente, o capítulo "Ruacaná" 
recebeu uma Menção Honrosa no II Concurso Internacional de 
de Cuentos  y Poesias "Cataratas Maravilla Natural” (Argentina). 
Em outubro de 2019, foi honrado com o Prémio Adriano Moreira da Lusofonia. 

Spínola  (drama histórico).      
    
Santuário. Com o título de  “ O entardecer da fé”   obteve uma menção honrosa no concurso de 1917 da UBE – RJ.
            
A casa da Viola Quebrada

A ocidental praia lusitana     Menção honrosa UBE 2019

Contos com anjos    3º lugar   prémio João do Rio, UBE  2019


Espero, naturalmente, que este balanço seja provisório. Abraços aos leitores!

Sem comentários:

Enviar um comentário