DE CÁ E DELÁ

Daqui e dali, dos lugares por onde andei ou por onde gostaria de ter andado, dos mares que naveguei, dos versos que fiz, dos amigos que tive, das terras que amei, dos livros que escrevi.
Por onde me perdi, aonde me encontrei... Hei-de falar muito do que me agrada e pouco do que me desgosta.
O meu trabalho, que fui eu quase todo, ficará de fora deste projecto.
Vou tentar colar umas páginas às outras. Serão precárias, como a vida, e nunca hão-de ser livro. Não é esse o destino de tudo o que se escreve.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014


É com orgulho que publico hoje no decaedela a parte final do Assassínio em Notre Dame, o trabalho literário mais longo que a minha neta Leonor se atreveu até hoje a produzir. Terá tempo para muitos escritos: irá comemorar daqui a algumas semanas o seu décimo quarto aniversário. 

                                                     António Trabulo




                                      CAPÍTULO VI - FINAL


Saiu do quarto e chamou a sua irmã. Disse-lhe para ser verdadeira e não mentisse em nenhum pormenor. Dito isto foi ter com Mitch, que estava naquele momento a brincar com Guillermo.
Após Margaret falar com Mellie, esta foi chamada por Fréderique. Dirigiu-se à sala escura e Lasone começou a falar.
─ As perguntas já muitos lhe fizeram, hoje quero que seja a Mellie a contar-me o que aconteceu e quem acha que foi.
─ Eu quero contar-lhe algo, antes de qualquer outra coisa. Eu tive a falar com Nicole e ela contou-me que se não fosse Joshua a ter o “dom” seria ela. Após isto, disse-me que ela gostaria muito de o possuir. – Disse, mentindo.
─ Vou ter de confirmar esses factos. – Afirmou, já levantado.
Voltou quinze minutos depois e disse:
─ Confirmei o que me disse. Mas se Nicole fosse a culpada, porque lhe diria ela isso?
─ Ela disse-me, para parecer que não é a culpada. Foi tudo um truque. Fingir que queria trabalhar como segurança de Joshua, fingir que era nossa amiga. Além disso, ela trabalha numa AFCC, portanto poderia ter imprimido com as impressoras de lá.
Fréderique pensou em todas as palavras que Mellie lhe havia dito. Ele achava que Nicole não era capaz de tudo aquilo, mas todas as provas apontavam para ela. Levantou-se, chamou Jean e dirigiu-se à sala, onde se encontrava a agente.
─ Nicole, ─ Disse Jean ─ está presa pelo homicídio de Marc MacLarens. Tem o direito de permanecer calada. Tudo o que disser pode e será utilizado contra si no tribunal…
Nicole estava estupefacta. Ela não era culpada. Alguém tinha de ter mentido a Fréderique sobre ela. Pensativa, interrogava-se quem poderia ter sido até que chegou a uma conclusão. A única pessoa de que ninguém suspeitava. O motivo para Joshua estar tão perturbado. A pessoa em que todos confiavam. A pessoa que podia ter alterado todas as provas: Mellie.
Na sala onde estava, Joshua ouviu a confusão, dirigiu-se à grande sala e gritou. Gritou como se não houvesse amanhã.
Todos o contemplaram fixamente.
─ A verdadeira culpada não é Nicole. Quem matou o meu irmão foi a pessoa que eu achava que mais me amava. E essa pessoa foi….
─ Mellie. – Disse Nicole, terminando a frase de Joshua.
Fréderique apenas disse, sem a mirar defronte:
─ Porquê?
─ Marc era uma excelente pessoa. Mas se ele e a minha irmã se casassem, quando tivessem um filho, a criança seria infeliz para sempre. Nunca conseguiria viver uma vida normal. Teria de passar os seus dias num laboratório escuro, tal como Marc e Joshua passaram. Ninguém merecia isso. Quando descobri que o “dom” existia, já o vosso pai tinha morrido. E não precisou de ser assassinado. Ele matou-se, pois possuir tal responsabilidade não beneficia ninguém. O teu pai – disse virando-se para Joshua - pensou que se se matasse o “dom” desapareceria para sempre e nenhum de vocês teria de sofrer o que ele havia sofrido.
Joshua estava naquele momento a pensar que seu pai se tinha matado por ele e por Marc. E isso era mais doloroso do que tudo o resto.
─ Leva-a para longe de mim. – Disse Joshua a Jean.
Após soltar Nicole, prendeu Mellie e saiu juntamente com Fréderique.
Naquele momento, MacLarens não conseguia pensar em nada exceto no seu pai e no seu irmão. Duas pessoas que fizeram tanto por ele a que ele nunca teve tempo de agradecer por tudo. Porque ao tempo só se dá valor quando se nota a sua falta.
Vendo-o assim, Nicole aproximou-se dele e abraçou-o com todo o seu amor.
  Passados seis meses, Joshua e Nicole casaram-se na cerimónia mais bela das suas vidas. Além disso, mudaram-se para o centro de Paris e adotaram Mitch.
  Dois anos depois, a próxima possuidora do “dom” nasceu e o seu nome era Sophie.
  Nesse ano, Joshua abriu uma loja de relógios e Nicole começou a trabalhar na AFCC de Paris.
  Margaret e Francis casaram-se finalmente cinco anos depois da morte de Marc e uns meses depois tiveram gémeos: Marc e Francis Jr.

  Por fim, tudo na vida de Joshua corria bem e assim permaneceu até ao dia da sua morte. E nesse dia, Sophie recebeu o “dom” e ajudou a resolver muitos casos no mundo, sendo hoje conhecida como Sta. Sophie. E depois dela, o “dom” continuou a passar de geração em geração até ao dia em que o mundo não necessitou mais do “dom”, pois aí todos os problemas e preocupações acabaram e tudo devido à coragem e bravura de Joshua MacLarens.

Sem comentários:

Enviar um comentário