DE CÁ E DELÁ

Daqui e dali, dos lugares por onde andei ou por onde gostaria de ter andado, dos mares que naveguei, dos versos que fiz, dos amigos que tive, das terras que amei, dos livros que escrevi.
Por onde me perdi, aonde me encontrei... Hei-de falar muito do que me agrada e pouco do que me desgosta.
O meu trabalho, que fui eu quase todo, ficará de fora deste projecto.
Vou tentar colar umas páginas às outras. Serão precárias, como a vida, e nunca hão-de ser livro. Não é esse o destino de tudo o que se escreve.

quinta-feira, 31 de outubro de 2013


            O PRÉMIO NOBEL DA PAZ PARA EDWARD SNOWDEN?

                         III

         BIG BROTHER IS WATCHING YOU



O caso Snowden trouxe de novo às primeiras páginas dos jornais uma questão inquietante e sem solução à vista: o desenvolvimento das tecnologias fez da privacidade uma miragem.



A capacidade das grandes organizações (incluindo os governos) recolherem e armazenarem informações sobre os passos do cidadão comum e sobre as atividades políticas e industriais de amigos e inimigos encontra apenas limites na percentagem de ficheiros que os analistas que os servem são capazes de tratar. A capacidade de guardar dados é quase ilimitada e tem custos baixos. O que encarece o processo são os salários dos técnicos.


O Google anota todas as nossas pesquisas. Creio que as não desgrava. Este e outros motores de busca permitem identificar os interesses, a capacidade económica, e até os vícios secretos de centenas de milhões de cidadãos nos quatro cantos do mundo. As informações disponibilizadas no Facebook não são fáceis de eliminar. É relativamente simples aceder ao nosso correio eletrónico. As empresas de telemóveis podem conservar os registos das nossas conversas e os telemóveis modernos permitem que se saiba onde estamos.


Sabem-se os programas de televisão que preferimos. As redes sociais põem à mostra muito do que antes apenas os nossos vizinhos conheciam. A própria noção de vizinhança tem hoje outro significado. Os percursos dos nossos cartões de crédito são fáceis de traçar. As grandes superfícies conservam os registos das nossas compras. Pela análise das faturas dos restaurantes podem conhecer-se as nossas preferências alimentares. Os hotéis ficam com o registo das nossas dormidas. O sistema GPS não serve apenas para nos orientarmos. Permite também que sejamos localizados. Nas filmagens de acontecimentos desportivos ou sociais, como os comícios dos partidos políticos, é fácil identificar tanto os participantes como a assistência.


Os satélites americanos têm capacidade para visualizar até a marca de cigarros utilizada pelos fumadores. Li algures (creio que foi na “Time”) que pela análise com raios infravermelhos do fumo das chaminés de qualquer habitação se pode detetar o consumo de “cannabis”.
Há pouco tempo, um conhecido advogado e político português foi acusado de assassinato pelas autoridades judiciais brasileiras. Em causa, estaria o registo de passagens do automóvel que alugou pelas portagens de estradas que ele negaria ter percorrido nas datas indicadas
As descrições das nossas doenças vão sendo partilhados por diversos hospitais e centros de saúde. Em breve, o conhecimento dos nossos genomas permitirá às Companhias de Seguros diferenciar os prémios de acordo com as durações previstas das nossas vidas.
Os cidadãos que, como eu, se sentem ciosos da sua privacidade deverão ir criando, aqui e ali, linhas de defesa. É conveniente considerar que as informações que disponibilizamos no correio eletrónico, nas redes sociais e nas conversas telefónicas deixam imediatamente de ser privadas. 
Existe legislação que visa proteger os dados individuais. Acompanha, com certa dificuldade, o desenvolvimento vertiginoso da tecnologia. As fronteiras entre o que é permitido e o que deve ser proibido não são estáticas: vão-se modificando com o tempo.



 Em tempos antigos, a necessidade de impor normas de comportamento social redundou no estabelecimento de padrões éticos. Deixava de ser preciso um polícia para para nos fazer cumprir a lei: a nossa consciência encarregava-se disso. É possível que esse procedimento se volte a repetir para a privacidade. Poderá, contudo, demorar séculos. Além disso, onde há moral, há sempre pecadores.


Sabe-se quase tudo o fazemos e até o que pensamos. A consolação que nos resta provém da estatística: as vidas comuns não têm interesse para os poderosos do mundo. Contamos apenas como números, como percentagem dos padrões de consumo. Ninguém quer saber se vais à Internet espreitar fotografias de raparigas despidas.


Sem comentários:

Enviar um comentário