DE CÁ E DELÁ

Daqui e dali, dos lugares por onde andei ou por onde gostaria de ter andado, dos mares que naveguei, dos versos que fiz, dos amigos que tive, das terras que amei, dos livros que escrevi.
Por onde me perdi, aonde me encontrei... Hei-de falar muito do que me agrada e pouco do que me desgosta.
O meu trabalho, que fui eu quase todo, ficará de fora deste projecto.
Vou tentar colar umas páginas às outras. Serão precárias, como a vida, e nunca hão-de ser livro. Não é esse o destino de tudo o que se escreve.

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

                

              O PRÉMIO NOBEL DA PAZ PARA EDWARD SNOWDEN?                            

                           II                   

       BRADLEY MANNING E JULIAN ASSANGE 



Alfred Nobel, o inventor da dinamite, deixou um legado destinado a premiar anualmente as figuras do mundo que mais se distinguissem em áreas específicas da atividade humana. Ao tempo, a Suécia e a Noruega formavam um único estado. A união desfez-se em 1905 e os prémios de Física, Química, Fisiologia ou Medicina, e Literatura passaram entregues em Estocolmo enquanto o prémio Nobel da Paz é anunciado em Oslo.
Nobel pretendia que o Prémio da Paz com o seu nome distinguisse a personalidade que mais tivesse feito pela fraternidade entre as nações, pela redução dos esforços de guerra e pela promoção de tratados de paz. Os júris de Oslo têm interpretado a seu modo as intenções do doador. No decurso das últimas décadas, têm sido atribuídos galardões a defensores dos direitos cívicos em países diversos, com um denominador comum: nenhum dos escolhidos hostilizou o império americano. Segundo os critérios em uso, Assange, Manning e Snowden estão bem longe de ser premiados.


Edward Bradley Manning foi colocado no Iraque em 2009, como analista do serviço de informações. Tinha acesso a ficheiros classificados. Acabou por comunicar à WikiLeaks uma grande quantidade de informação confidencial que foi sendo publicada entre abril e novembro de 2010, tanto pela própria organização como pelos jornais que colaboram com ela. Manning descarregou perto de 500.000 ficheiros secretos. Guardou o material em CD, antes de o copiar para o seu computador portátil. Passou-o em seguida para o cartão de memória da sua máquina de vídeo, para o poder transportar quando se deslocou aos Estados Unidos.
 

A mais chocante das inconfidências de Bradley Manning, que optou mais tarde por mudar de sexo e adotou o nome de Chelsea Elisabeth Manning, terá sido a gravação de vídeo a que o militar chamou “Assassinato colateral”. Mostra um helicóptero americano a atirar sobre um grupo de homens, em Bagdad. Um deles era jornalista. Outros dois eram empregados da agência Reuters. Empunhavam câmaras que o piloto tomou por granadas antitanque. O helicóptero abriu também fogo sobre uma carrinha que tinha parado para prestar ajuda aos feridos. Foram atingidas duas crianças que se encontravam no seu interior. O pai delas morreu.


A denúncia dos crimes de guerra levados a cabo pelas grandes potências desperta as opiniões públicas mundiais, que agem como contrapoderes. Um dos biógrafos de Manning sugere ainda que a divulgação das mensagens trocadas entre diplomatas, acusando os governos de corrupção, contribuiu para desencadear a chamada “Primavera Árabe”, que teve início em dezembro de 2010. Há quem considere que as informações publicadas por Manning ajudaram a entender melhor a natureza “assimétrica” das guerras do século XXI.


Um editorial do Washington Post questionou a facilidade com que um militar não graduado, com sinais de instabilidade emocional, teve acesso a segredos que deveriam ser dos mais bem guardados do mundo e pôde divulgá-los sem grandes entraves.
A WikiLeaks foi criada em 2006. Assentava na Internet e seguia o modelo da Wikipedia. Os colaboradores eram voluntários e as mensagens não eram assinadas. Destinava-se a publicar segredos de estado fornecidos por denunciantes anónimos. Julian Assange, nascido na Austrália e possuidor da cidadania sueca, chamou a si a tarefa de a editar e tornou-se o seu porta-voz mais conhecido. Iniciou na Internet uma cruzada contra a falta de direito e de moral dos serviços secretos de diversos governos. Os EUA foram os mais atingidos.


O jornalismo de intervenção de Julian Assange mereceu diversos galardões internacionais e granjeou-lhe inimigos poderosos. O seu trabalho sobre execuções extrajudiciais no Quénia foi premiado com o Amnesty International Media Award em 2009. Assange publicou também artigos controversos sobre a deposição de resíduos tóxicos em África e sobre as condições de detenção na prisão de Guantânamo.
A WikiLeaks estabeleceu parcerias informais com os jornais “El País”, “Le Monde”, “Der Spiegel”, “The Guardian” e “The New York Times”. Muitos segredos da administração americana foram divulgados. Tornaram-se conhecidos factos respeitantes às guerras do Afeganistão e do Iraque que o Pentágono gostaria de manter afastados dos olhos e dos ouvidos do mundo.
Assange continuou a ganhar prémios internacionais e viu a sua atividade jornalística ser reconhecida por jornais e revistas de prestígio como “The Economist”, em 2008, “Le Monde”, em 2010 e até a americana “Time”, em 2011.
Os seus inimigos atiçaram-lhe os cães às pernas. Julian Assange foi acusado de abuso sexual na Suécia. Perdeu a dupla cidadania, enquanto a Interpol o incluía na lista dos criminosos mais procurados. O Tribunal superior do Reino Unido pronunciou-se a favor da sua extradição para a Suécia, país tem com os Estados Unidos acordos que simplificam as extradições.  Se for julgado na América, Assange arrisca-se à prisão perpétua e mesmo à pena de morte.
Julian Assange encontrou maneira de entrar na embaixada do Equador em Londres. Pediu e obteve asilo político. O governo britânico ameaçou invadir as instalações equatorianas, à margem do direito internacional. Uma atitude irrefletida (e de legalidade mais do que duvidosa) seria estranha à tradição da diplomacia inglesa e desencadearia a hostilidade das nações centro e sul-americanas. Mais tarde ou mais cedo, abalaria o respeito pelas embaixadas e consulados do Reino Unido em todo o mundo e poria em causa a sua segurança. A situação entrou num impasse.
As reações aos escândalos diplomáticos despoletados por Assange, Manning e Snowden tiveram, como era de esperar, sentidos opostos. Por um lado, os governos sempre ambicionaram controlar a Internet e procuram aliados para estabelecerem acordos internacionais nesse sentido. Por outro lado, a maioria dos cidadãos comum gostaria de continuar a ver na Internet um espaço de liberdade. Receia que, no futuro, o ciberespaço se torne um feudo de caça das polícias políticas. As pessoas sentem-se cada vez mais vulnerável à exploração da sua privacidade pelos governos e pelos grandes grupos económicos que controlam o mundo. É fácil que quem denuncia as más práticas, as injustiças e as arbitrariedades dos poderosos seja, de certo modo olhado como herói. 

As fotografias foram retiradas da Internet

Sem comentários:

Enviar um comentário