DE CÁ E DELÁ

Daqui e dali, dos lugares por onde andei ou por onde gostaria de ter andado, dos mares que naveguei, dos versos que fiz, dos amigos que tive, das terras que amei, dos livros que escrevi.
Por onde me perdi, aonde me encontrei... Hei-de falar muito do que me agrada e pouco do que me desgosta.
O meu trabalho, que fui eu quase todo, ficará de fora deste projecto.
Vou tentar colar umas páginas às outras. Serão precárias, como a vida, e nunca hão-de ser livro. Não é esse o destino de tudo o que se escreve.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012


                  

              O TÚMULO DE CAMÕES




Já se encontra nas livrarias o meu livro mais recente. Chama-se “O Túmulo de Camões” e decorre no século XXI. Numa época em que o ego dos portugueses está diminuído, convém trazer à memória as glórias antigas.
Luís de Camões e António de Faria terão sido contemporâneos no Oriente durante alguns anos. Que se saiba, nunca se cruzaram. O autor fá-los encontrar em Lisboa, no fim das vidas, pela mão de uma jovem professora de História obcecada com a origem das ossadas depositadas no túmulo do poeta.
O Túmulo de Camões cruza Os Lusíadas com a Peregrinação.
Luís de Camões ilustra uma das faces da epopeia. Glorificou a Expansão Portuguesa. Cantou os feitos heroicos, a honra e a coragem. Fernão Mendes Pinto foi mais adiante. Pôs a descoberto o lado escuro da navegação e da conquista. Retratou os seus compatriotas tal como eram, com as qualidades e os defeitos ampliados pela exaltação da época.
 António de Faria, cuja personalidade domina vários capítulos da Peregrinação, terá sido homem feroz e temido, pirata e carniceiro, miserável num dia, podre de rico na manhã seguinte, sem nunca gozar um tael dos muitos que roubou. Chegou, com outros como ele, a fazer parte dos pesadelos dos povos da região.
Ao embarcar para o Oriente, Camões levava na bagagem o conhecimento da literatura greco-romana. Valorizou-se, no contacto com povos diferentes e atingiu um sentimento de pertença universal. Se tivesse permanecido em Lisboa, não teria podido aliar ao seu talento a vivência de navegador e de soldado que humanizou Os Lusíadas. As navegações grandes alargaram-lhe os horizontes culturais e as dificuldades que experimentou no corpo enriqueceram-lhe a alma.
Os conquistadores foram sempre odiados. Todos os impérios foram do mal. Aproveitando a superioridade em técnica de navegação e em peças de artilharia, os marinheiros portugueses, que nunca chegaram a ser em grande número, instalaram-se em reinos distantes. Depois de passarem além da Tapobrana, saquearam e mataram. Afonso de Albuquerque foi um génio da guerra no mar. Com uma centena de navios e, quanto muito, dois milhares de homens sob as suas ordens, fechou as portas do Índico para o Pacífico, o Mar Vermelho e o Golfo Pérsico. Apenas os portugueses conheciam a rota que permitia dobrar o Cabo da Boa Esperança. Quem pretendia fazer comércio marítimo com os países ribeirinhos dum Oceano inteiro, era obrigado a pagar portagem aos cofres de Lisboa.
Os Lusíadas glorificam a descoberta, que está na origem do colonialismo. Ingleses, holandeses e franceses seguiram, mais tarde, as pegadas dos navegadores ibéricos. Os encontros interculturais redundaram em violência, com vantagem para quem dispunha de melhores armas. Seguiram-se vários séculos de opressão para povos de três continentes. O mito da supremacia branca e cristã foi imposto nas colónias europeias, a par do racismo. Durante muito tempo, Deus foi branco.

Sem comentários:

Enviar um comentário