DE CÁ E DELÁ

Daqui e dali, dos lugares por onde andei ou por onde gostaria de ter andado, dos mares que naveguei, dos versos que fiz, dos amigos que tive, das terras que amei, dos livros que escrevi.
Por onde me perdi, aonde me encontrei... Hei-de falar muito do que me agrada e pouco do que me desgosta.
O meu trabalho, que fui eu quase todo, ficará de fora deste projecto.
Vou tentar colar umas páginas às outras. Serão precárias, como a vida, e nunca hão-de ser livro. Não é esse o destino de tudo o que se escreve.

sexta-feira, 25 de julho de 2025

                                             "ISTUPIDEZ"ARTIFICIAL

        É possível que a introdução de novas tecnologias implique quase sempre a travessia de períodos difíceis de adaptação.

            Escrever neste blogue tornou-se mais difícil desde o advento da chamada Inteligência Artificial. A correção automática conduz a erros frequentes e sucessivos e é necessária intenção redobrada para não deixar passar asneiras grossas. 

            Tinha escrito "atenção" e o robot mudou logo a palavra para "intenção". Não lhe agradeço e não corrijo, pois o exemplo fica bem à vista e serve para ilustrar o texto. 

              Há instantes, dei uma vista de olhos por postagens antigas. Intitulei um artigo de 2010 "Escrever português". A "Inteligência" mudou-lhe o título para "Escreva Inglês"!

              Espero que os robots aprendam depressa. Muitos autores de blogue estarão a passar por dificuldades semelhantes às minhas.


Sem comentários:

Enviar um comentário