DE CÁ E DELÁ

Daqui e dali, dos lugares por onde andei ou por onde gostaria de ter andado, dos mares que naveguei, dos versos que fiz, dos amigos que tive, das terras que amei, dos livros que escrevi.
Por onde me perdi, aonde me encontrei... Hei-de falar muito do que me agrada e pouco do que me desgosta.
O meu trabalho, que fui eu quase todo, ficará de fora deste projecto.
Vou tentar colar umas páginas às outras. Serão precárias, como a vida, e nunca hão-de ser livro. Não é esse o destino de tudo o que se escreve.

domingo, 20 de abril de 2014



    QUARENTA TRABULOS EM VISEU




Aqui estão quatro dezenas de Trabulos, incluindo apêndices e derivados. Ao centro, está o João Fernando, decano em funções por ausência do titular do cargo, Carlos António. O mais bonito de todos não se vê por estar a fazer de fotógrafo.


Sancho Trabulo é o apelido dos Trabulo de Almendra. Chamam-se assim porque um foz-coense, António Joaquim Trabulo, foi casar em Almendra com Márcia Augusta Sancho. Nem todos os filhos nasceram em Almendra: dois são naturais de Figueira de Castelo Rodrigo e um de Foz Coa. Os cinco que estão vivos reúnem-se com regularidade na Páscoa. Desta vez, o encontro fez-se em Viseu e o mais velho ficou em casa.
A Márcia Amélia aproveitou a reunião familiar para apresentar o livro em que regista as lembranças dum tempo que já lá vai. São testemunhos que ficam para memória futura. Junta elementos biográficos a histórias saborosas da infância e da juventude.


Márcia é a menina magra e loira que está à direita da mãe. Eu também não figuro neste retrato, mas desta vez dou uma desculpa diferente: ainda não tinha nascido.


Na contracapa do livro vê-se a igreja de Almendra.



Aqui está o Trabulito mais pequeno da reunião.

Sem comentários:

Enviar um comentário