DE CÁ E DELÁ

Daqui e dali, dos lugares por onde andei ou por onde gostaria de ter andado, dos mares que naveguei, dos versos que fiz, dos amigos que tive, das terras que amei, dos livros que escrevi.
Por onde me perdi, aonde me encontrei... Hei-de falar muito do que me agrada e pouco do que me desgosta.
O meu trabalho, que fui eu quase todo, ficará de fora deste projecto.
Vou tentar colar umas páginas às outras. Serão precárias, como a vida, e nunca hão-de ser livro. Não é esse o destino de tudo o que se escreve.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012




                             PALMELA


         CIDADE EUROPEIA DO VINHO 2012


            50ª edição da Festa das Vindimas


Quando os romanos conquistaram a Península Ibérica apelidaram de Lusitânia a Província situada a sudoeste. O nome não terá sido dado por acaso. Embora haja quem atribua origem céltica à palavra, a teoria mais generalizada fá-la derivar de Lusus, filho ou companheiro de Dionísio (ou Baco), o deus das vinhas e da loucura alegre que o vinho induz. Esta versão é corroborada por Luís de Camões, no Canto III de Os Lusíadas.
Uma das desilusões da minha vida foi descobrir que a capital da portuguesíssima Lusitânia era a bem espanhola Mérida (Emerita Augusta)
A nossa Lusitânia era, desde a Antiguidade, uma terra de bons vinhos. Não admira que Palmela, pela qualidade da sua vitivinicultura e pela inteligente e determinada ação da sua Câmara Municipal tenha sido designada Cidade Europeia do Vinho em 2012.
No ano desta nomeação, Palmela celebra, também, a 50ª edição do maior certame do concelho – a Festa das Vindimas.
Entre 30 de agosto e 4 de setembro, a Festa presta homenagem à vinha, ao vinho e a todos os que se dedicam ao trabalho da terra. Momentos de grande tradição, como a Eleição da Rainha das Vindimas (a 29 de agosto), o Cortejo de Camponeses, a Pisa da Uva e a Bênção do 1º Mosto ou os Cortejos Alegóricos, são alguns dos pontos altos do cartaz da responsabilidade da Associação de Festas de Palmela, com o patrocínio da Câmara Municipal.
                                                                                                    
                                                                             Também publicado em O canto dos Poetas

Sem comentários:

Enviar um comentário