DE CÁ E DELÁ

Daqui e dali, dos lugares por onde andei ou por onde gostaria de ter andado, dos mares que naveguei, dos versos que fiz, dos amigos que tive, das terras que amei, dos livros que escrevi.
Por onde me perdi, aonde me encontrei... Hei-de falar muito do que me agrada e pouco do que me desgosta.
O meu trabalho, que fui eu quase todo, ficará de fora deste projecto.
Vou tentar colar umas páginas às outras. Serão precárias, como a vida, e nunca hão-de ser livro. Não é esse o destino de tudo o que se escreve.

domingo, 22 de maio de 2022

 

   PRÉMIO ALDÓNIO GOMES


                  DA UNIVERSIDADE DE AVEIRO




António Trabulo, que deixou recentemente o cargo de  presidente da Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos, voltou a ser distinguido pela Universidade de Aveiro com o Prémio Aldónio Gomes. 
A obra premiada foi o conjunto de contos «O Anjo Enredado e outras histórias».
O autor conquistara, em 2014, a III edição do mesmo  Prémio, com o livro «Ofício de contar»
António Trabulo nasceu em Almendra (Foz Coa) e cresceu em Sá da Bandeira (Lubango), em Angola.
Estudou Medicina com uma bolsa de estudos do governo geral de Angola. 
Cumpriu o serviço  militar a bordo do navio hospital Gil Eannes, nos mares da Terra Nova e da Gronelândia. Especializou-se em Neurocirurgia.
A seguir, e graças a uma bolsa de estudos da Fundação Calouste Gulbenkian, treinou microcirurgia durante seis meses em Barcelona e em Bruxelas.
Ocupou diversos cargos nos órgãos diretivos da Sociedade Portuguesa de Neurocirurgia.
Foi presidente do Colégio da Especialidade de Neurocirurgia da Ordem dos Médicos e da Assembleia Geral do Distrito Médico de Setúbal.
Foi Chefe de Serviço de Neurocirurgia do Hospital dos Capuchos, em Lisboa. Aposentou-se há uma dúzia de anos.
Tem 25 livros publicados. Em concursos literários, ganhou 6 primeiros prémios (romance (2), conto (2), novela e ensaio) e oito menções honrosas, cinco das quais no Brasil e uma na Argentina.


Sem comentários:

Enviar um comentário