DE CÁ E DELÁ

Daqui e dali, dos lugares por onde andei ou por onde gostaria de ter andado, dos mares que naveguei, dos versos que fiz, dos amigos que tive, das terras que amei, dos livros que escrevi.
Por onde me perdi, aonde me encontrei... Hei-de falar muito do que me agrada e pouco do que me desgosta.
O meu trabalho, que fui eu quase todo, ficará de fora deste projecto.
Vou tentar colar umas páginas às outras. Serão precárias, como a vida, e nunca hão-de ser livro. Não é esse o destino de tudo o que se escreve.

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

 


5 DE OUTUBRO DE 1910




     Há 110 anos, a Revolução Republicana triunfou e o último rei 

de Portugal embarcou para o exílio. 

     Os chefes militar e civil da rebelião não viveram esse dia 

de glória. 

     O médico Miguel Bombarda foi atingido a tiro por um doente 

e sucumbiu no dia três, horas antes de a revolta eclodir. 

     O almirante Cândido dos Reis terá virado a arma contra si 

próprio e não assistiu à alvorada do dia quatro. 

     Em menos de 18 horas, os republicanos perderam os

 dois líderes principais.

     Ainda assim, Machado Santos e os seus homens 

persistiram e lutaram até à vitória.


   VIVA A REPÚBLICA!


Sem comentários:

Enviar um comentário