DE CÁ E DELÁ

Daqui e dali, dos lugares por onde andei ou por onde gostaria de ter andado, dos mares que naveguei, dos versos que fiz, dos amigos que tive, das terras que amei, dos livros que escrevi.
Por onde me perdi, aonde me encontrei... Hei-de falar muito do que me agrada e pouco do que me desgosta.
O meu trabalho, que fui eu quase todo, ficará de fora deste projecto.
Vou tentar colar umas páginas às outras. Serão precárias, como a vida, e nunca hão-de ser livro. Não é esse o destino de tudo o que se escreve.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

LEONOR

Cá estou de novo a falar da minha neta. Deu-nos um excelente presente de Natal. Foi a única selecionada, entre 200 jovens juristas, para um estágio na Delegação da União Europeia junto do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas, em Nova York. Era assim a Nini há 22 anos. O tempo voa...
Benditos avós que tais netos têm...

quarta-feira, 20 de novembro de 2024

PRIMEIRO ARTIGO DA MINHA NETA LEONOR NUMA REVISTA INTERNACIONAL DE DIREITO

É com orgulho legítimo que difundo a notícia desta publicação. O artigo intitula-se PROSECUTING VIOLATIONS OF HUMAN RIGHTS IN THE MEDITERRANEAN SEA e a revista é THE PEACE & SECURITY MONITOR. CHALLENGES IN THE MEDITERRANEAN REGION.

segunda-feira, 30 de setembro de 2024

 


                                                                                                                                            DISTINÇÕES



A 15 de setembro, dia de Bocage e da cidade, o município de Setúbal atribuiu-me uma Medalha de Honra, na classe de Ciência e Tecnologia.

Fico grato pela distinção.

Tempos atrás, a Academia de Letras de Trás-os-Montes tinha-me nomeado Sócio Honorário. O mesmo fez, mais recentemente, a Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos.

Agradeço as honrarias. 





segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

 

   

   Philip C. Jessup International

         Law Court Competition


A minha neta Leonor foi sempre uma menina brilhante. Está agora a fazer o mestrado de Direito na Universidade de Leiden, na Holanda. Escolheu-o porque o considerava o melhor da Europa, na sua área. Após ter representado Leiden nas rondas nacionais holandesas (cada equipa universitária é composta por cinco elementos),  foi selecionada para integrar um dos dois grupos  que vão representar os Países Baixos na competição de Jessup.  O outro é o da Universidade de Maastricht .

 


Trata-se do maior e mais prestigiado certame de julgamentos simulados de todo o mundo e tem lugar em Washington. 

Irá decorrer entre 30 de março e 6 de abril. A organização suporta as despesas de deslocação e alojamento.  Irão participar no evento 700 Faculdades de Direito de cerca de 100 países. 

Portugal estará também representado. Em 2023, a representação portuguesa esteve a cargo da Universidade Católica que levou a melhor sobre a Universidade Nova e a Clássica na fase nacional da competição.   

Este ano serão abordados problemas que dizem respeito a traidores e a burlões e levantadas questões relacionadas como o direito à expressão política, ao expatriamento, ao direito a uma nacionalidade e ao papel do Conselho de Segurança da ONU na resolução pacífica de disputas.



Neste tipo de certames ( a meu ver) ser selecionado para  participar é já um prémio de grande valor.

Nunca pensei que um neto ou neta minha viesse a ser internacional… pela Holanda!