segunda-feira, 19 de fevereiro de 2024

 

   

   Philip C. Jessup International

         Law Court Competition


A minha neta Leonor foi sempre uma menina brilhante. Está agora a fazer o mestrado de Direito na Universidade de Leiden, na Holanda. Escolheu-o porque o considerava o melhor da Europa, na sua área. Após ter representado Leiden nas rondas nacionais holandesas (cada equipa universitária é composta por cinco elementos),  foi selecionada para integrar um dos dois grupos  que vão representar os Países Baixos na competição de Jessup.  O outro é o da Universidade de Maastricht .

 


Trata-se do maior e mais prestigiado certame de julgamentos simulados de todo o mundo e tem lugar em Washington. 

Irá decorrer entre 30 de março e 6 de abril. A organização suporta as despesas de deslocação e alojamento.  Irão participar no evento 700 Faculdades de Direito de cerca de 100 países. 

Portugal estará também representado. Em 2023, a representação portuguesa esteve a cargo da Universidade Católica que levou a melhor sobre a Universidade Nova e a Clássica na fase nacional da competição.   

Este ano serão abordados problemas que dizem respeito a traidores e a burlões e levantadas questões relacionadas como o direito à expressão política, ao expatriamento, ao direito a uma nacionalidade e ao papel do Conselho de Segurança da ONU na resolução pacífica de disputas.



Neste tipo de certames ( a meu ver) ser selecionado para  participar é já um prémio de grande valor.

Nunca pensei que um neto ou neta minha viesse a ser internacional… pela Holanda!

Sem comentários:

Enviar um comentário