sábado, 3 de julho de 2021

 

                            OS MEUS LIVROS


                   OS COLONOS




        O meu quinto livro, Os Colonos, foi publicado em 2007 pela Esfera do Caos.

        Deu início a uma trilogia centrada no Lubango que seria concluída em 2010. 

Trata-se de um romance alicerçado na realidade histórica. O povoamento do sul de Angola e os acontecimentos militares que o acompanharam são relatados com a exatidão possível. Ao contrário, os personagens que vão conhecer nasceram da imaginação do autor. O único que teve existência real foi D. José da Câmara Leme, diretor da Colónia. Ainda assim, a sua vida é largamente ficcionada.

Estranhamente, após a independência do Brasil, Lisboa não cuidou de ocupar e explorar o interior das suas colónias africanas. Foi a pressão vinda do estrangeiro que obrigou o governo português a mudar de atitude.

A partir de 1870, alguns países europeus deitaram olhares cobiçosos ao continente negro. Queriam garantir o fornecimento de matérias-primas e conseguir mercados para a produção industrial. Estas ambições iam contra os direitos que Portugal julgava seus por prioridade nas descobertas. Nas chancelarias europeias foi-se tornando popular o princípio de que a ocupação efetiva dos territórios era a fonte da soberania.

Os sinos em Lisboa tocaram a rebate. A emigração para África ganhou prioridade. A Colónia Sá da Bandeira foi projetada, com régua e esquadro, por volta de 1881, nas secretarias do Ministério da Marinha e Ultramar.

Portugal exportou a pobreza para África. Um punhado de colonos madeirenses foi transplantado da sua ilha para começar uma existência nova nas terras altas do sul de Angola.

Narro uma história de amor e também de sonho, trabalho, sofrimento, alegria, desilusões, combates e morte. Homens e mulheres enraizaram-se na terra e chamaram-lhe sua. Mudaram África e foram mudados por ela.


      Esfera do Caos, 2007, Leya on line, 2013.


Sem comentários:

Enviar um comentário