sábado, 29 de maio de 2021

 

                    OS MEUS LIVROS

 

       DIÁRIO DE SALAZAR

 

O terceiro livro que publiquei foi uma biografia escrita em forma de diário.  Conheceu um sucesso editorial retumbante. Tornou-se um best-seller, tendo esgotado 10 edições de mil exemplares. Ajudou a pôr na moda os escritos sobre a vida do velho ditador.

À exceção de dois prémios literários que recebi com componente pecuniária, foi o único dos meus livros que deu lucro. Pagou, a mim e à minha mulher, duas semanas de férias, primeiro na Índia e depois na Birmânia.

 


     Salazar não redigiu um diário, mas deixou muitos escritos. Escolhi uns tantos e fui-os dispondo ao longo destas páginas. Trunquei-os, sempre me pareceu conveniente, e procedi às alterações pontuais necessárias para dar ao trabalho uma certa uniformidade. Tentei não falsear o essencial do conteúdo e procurei o homem escondido atrás das palavras.

  Construí este livro como quem monta um puzzle. Faltando peças, inventei-as. Assinalei em itálico os textos de Oliveira Salazar e as referências colhidas diretamente das fontes bibliográficas indicadas no final.

 

Referências:

O DIÁRIO DE SALAZAR

Parceria A. M. Pereira, 2004.

 


Sem comentários:

Enviar um comentário