domingo, 20 de abril de 2014



    QUARENTA TRABULOS EM VISEU




Aqui estão quatro dezenas de Trabulos, incluindo apêndices e derivados. Ao centro, está o João Fernando, decano em funções por ausência do titular do cargo, Carlos António. O mais bonito de todos não se vê por estar a fazer de fotógrafo.


Sancho Trabulo é o apelido dos Trabulo de Almendra. Chamam-se assim porque um foz-coense, António Joaquim Trabulo, foi casar em Almendra com Márcia Augusta Sancho. Nem todos os filhos nasceram em Almendra: dois são naturais de Figueira de Castelo Rodrigo e um de Foz Coa. Os cinco que estão vivos reúnem-se com regularidade na Páscoa. Desta vez, o encontro fez-se em Viseu e o mais velho ficou em casa.
A Márcia Amélia aproveitou a reunião familiar para apresentar o livro em que regista as lembranças dum tempo que já lá vai. São testemunhos que ficam para memória futura. Junta elementos biográficos a histórias saborosas da infância e da juventude.


Márcia é a menina magra e loira que está à direita da mãe. Eu também não figuro neste retrato, mas desta vez dou uma desculpa diferente: ainda não tinha nascido.


Na contracapa do livro vê-se a igreja de Almendra.



Aqui está o Trabulito mais pequeno da reunião.

Sem comentários:

Enviar um comentário